Pensando em diminuir os impactos ambientais e controlar a grande quantidade de resíduos sólidos despejados todos os dias a céu aberto no lixão de Sinop, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende abrir licitação e contratar uma empresa para dar uma destinação final correta a cerca de 90 toneladas de lixo recolhidos no município.
O procedimento foi confirmado pelo secretário municipal de Obras, Edilson Ribeiro, o “Ticola”. Ele ressaltou que as duas secretarias (a dele e a de Meio Ambiente) devem propor a abertura de licitação ainda este ano. Uma das empresas que receberia o lixo de Sinop está localizada no Distrito de Primaverinha, a cerca de 15 quilômetros de Sorriso. Ela já foi contatada para oferecer proposta. Uma outra seria de Cuiabá.
A contratada seria responsável pelo transporte e destinação final de todo lixo produzido em Sinop. “Não veríamos mais o lixão desorganizado”, disse o secretário.
A prefeitura ficaria responsável pela aquisição de uma balança e restruturação do lixão, que hoje não tem mais espaço para receber os resíduos recolhidos na cidade.