A vistoria feita, hoje, pelos bombeiros, apontou irregularidades técnicas que comprometem o funcionamento do complexo poliesportivo Aecim Tocantins. O local receberá show do rei Roberto Carlos, no próximo dia 9. O show, porém, poderá ser cancelado, segundo o responsável pela comunicação da corporação, tenente Janisley Teodoro da Silva. "A liberação do espaço está pautada na regularização dos itens apontados na vistoria ou por uma medida judicial que obrigue o Corpo de Bombeiros a liberar o local". Ao MidiaNews, ele afirmou que o evento está mantido, desde que os responsáveis pelo local "se adequem às exigências da lei".
O secretário-adjunto de Políticas Especiais na Secretaria Estadual de Esportes e Lazer de Mato Grosso, Wellington Bezerra, disse que a interdição durou cerca de quatro horas e "tudo já foi resolvido", tendo, inclusive, a placa de interdição sido retirada das portas da secretaria. Ele afirmou que ninguém precisou sair do local em razão da interdição e que "não há uma situação que realmente coloque em perigo a segurança do ginásio. Do ponto de vista estrutural, o Aecim tem todas as condições necessárias para funcionar. Não há comprometimento de segurança estrutural, mas sim dos quesitos técnicos, que são as sinalizações das saídas de emergência, colocação de extintores de combate a incêndio, esses equipamentos preventivos necessários", disse.
Bezerra não soube dizer se a vistoria foi motivada pela realização do show nacional. "Não sabemos se foi por causa do show porque até então estava tendo competições normalmente. Se você me perguntar se o Aecim é seguro, eu não tenho capacidade técnica para opinar. Isso quem deve dizer são os órgãos que têm por obrigação elaborar os laudos técnicos. Mas para mim, analisando a olho nu, dentro do senso comum, é seguro", afirmou.