O Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inicia, na segunda-feira (4), a operação especial de Eficiência Energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Deflagrada nacionalmente, a ação é executada em Mato Grosso Pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT).
A operação será realizada até o dia 8 de novembro, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com o coordenador de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Bento Bezerra, os produtos fiscalizados são as lâmpadas incandescentes de uso doméstico, lâmpadas fluorescentes, fogão a gás, refrigeradores e outros equipamentos, como máquinas de lavar, televisão tipo plasma, LCD e projeção.
Bento explica ainda que objetivo desta fiscalização é verificar se os produtos contêm a etiqueta que identifique o consumo de energia. "O Programa Brasileiro de Etiquetagem foi criado pelo Inmetro com o intuito de padronizar as informações contidas nos produtos. Hoje a PBE determina que os fabricantes informem nos equipamentos eletrônicos o consumo de energia. Além disso, todos os aparelhos passam por avaliação em laboratórios acreditados pelo Inmetro".
O Ipem é um órgão designado pelo Inmetro e vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).