O convênio de municipalização do trânsito será assinado, nesta 4ª feira, às 19h30, na câmara. O município será o primeiro no Estado a garantir autonomia em relação às ações de trânsito. A municipalização prevê o gerenciamento local de autos de infração, aplicação de multas e avaliações de defesa, atualmente encaminhados para a gerencia do Detran em Cuiabá. A atuação local busca agilizar o processo.
O convênio será assinado pelo prefeito Dilceu Rossato, pelo presidente do Detran, Giancarlo Castrillon e pela presidente da Câmara, Marilda Savi.
Também está prevista aula inaugural do curso de capacitação para agentes de trânsito municipais, que marca o início do treinamento dos 20 agentes municipais que contará com 400horas/aula. A capacitação vai até 28 de novembro, ministrada pela mestra em Educação do Detran, Argentina Nunes Soares e pelo professor especialista em Educação para o Trânsito, Rubenhur Ferreira Carvalho.
Uma das perspectivas de atuação dos agentes está relacionada à realização de campanhas educativas e de orientação para o trânsito seguro. A meta, de acordo com o secretário de Governo, Eugênio Destri, é conscientizar os cidadãos e demonstrar que todos, motoristas e pedestres, são responsáveis pelo trânsito local. “Serão enfatizados cuidados como não dirigir sob o efeito de álcool, não usar o celular ao dirigir, respeitar a sinalização, faixa de pedestres, limites de velocidade, usar cinto de segurança e o capacete, todas ações ao nosso alcance diário”, enfatizou.
A assessoria informa que, após o curso, os agentes terão autonomia para aplicações de multas em trabalhos conjuntos com a Polícia Militar.