quinta-feira, 19/setembro/2024
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Encontro retoma debates das obras da Ferronorte até Cuiabá

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As discussões sobre a ampliação dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, no trecho entre Cuiabá e Rondonópolis, reiniciam nesta segunda-feira (30.09) com o 1º Encontro para Debater os Estudos de Projeção Econômica. Realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), o evento acontece na Sala de Reunião Governador José Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

Segundo o secretário da Selit, Francisco Vuolo, a ideia é desenvolver os elementos econômicos a serem apontados pelos estudos de viabilidade econômica, com vistas a acelerar o processo de construção da ferrovia.

Os debates vão contar com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Fusc) – patrocinadora e realizadora dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) dos trechos ferroviários Rondonópolis/Cuiabá e Cuiabá/Santarém.

Também vão marcar presença lideranças de segmentos produtivos, como a Aprosoja, Fiemt, Fecomércio, CDL, entre outras entidades de classe. A ANTT, órgão patrocinador dos estudos realizados pela Fusc, cumpre o calendário firmado com o Governo do Estado. Os levantamentos deverão estar concluídos até abril do ano que vem. Após esta fase, tem início a contratação dos projetos básico e as audiências públicas, necessários para a abertura da licitação.

O tipo de certame não está definido, mas será no novo modelo de concessão, que, além de separar as diversas atividades do setor, distingue o prestador de serviços de operação e manutenção da malha pelo transporte, o que irá possibilitar a participação de vários transportadores no mesmo trecho. Pode-se falar até mesmo em transporte de passageiros. O modelo de concessão tem ainda a garantia por parte do Governo Federal da aquisição do direito de uso (compra integral da capacidade operacional), fator que garante o retorno dos investimentos.

Além do trecho entre Cuiabá e Rondonópolis, no encontro serão abertos espaços para se debater a ferrovia com foco no trecho Cuiabá – Santarém, que será motivo de um segundo encontro a ser realizado em Sinop, no dia 1º de outubro. Vuolo lembra que a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), no trecho Lucas de Rio Verde – Uruaçu, conforme discursou a presidente Dilma Rousseff, durante a inauguração do Terminal Intermodal de Rondonópolis, em 19 de outubro, é um compromisso do Governo Federal. Ela reafirmou o comprometimento com a construção da obra.

Esta ferrovia vai possibilitar o escoamento da produção pelo Porto de Itaqui (MA). Mesmo assim, Mato Grosso exige mais, principalmente tendo em vista a produção mineral, como o ferro e o manganês, além da necessidade de suporte para investimentos na construção de siderurgia, conforme já sinalizaram interesse empresários chineses.

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