segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: empresa quer receber lixo de até 27 municípios

PUBLICIDADE

O estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) para ampliação da capacidade de operação do aterro sanitário de Sorriso, no distrito de Primavera, operado por uma empresa de saneamento foi apresentado ontem à noite. A engenheira ambiental responsável, Renata Grasel, explicou que a intenção é aumentar a capacidade de operação de 98 toneladas/dia para 270 toneladas, permitindo que o local possa receber os resíduos de até 27 municípios, frente aos 8 que atende atualmente – Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Vera, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã.

No estudo consta a área total utilizada pelo empreendimento licenciado é de 1.473.274,00 m² e a ampliação não deve alterar a área total da propriedade, aumentando apenas a área útil, que passará de 99.561,72m² para 111.935,73m². "Queremos oferecer esta alternativa para os municípios da região", explica a engenheira, lembrando que depois da sanção da Lei 12.305, de 2010, os municípios precisam apresentar até o ano que vem um plano de manejo de resíduos sólidos.

A assessoria da prefeitura de Sorriso informa que, o próximo passo, será dado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que vai avaliar o estudo e emitir o resultado até o fim de mês de novembro.

O secretário de Meio Ambiente em Sorriso, Afrânio Migliari, acompanhou a apresentação do estudo e considera "muito bom, muito tecnificado, tem todas as características de um aterro de excelência e vejo uma possibilidade muito grande de melhorar ainda mais o processo com a redução do volume de resíduos por meio da reciclagem".

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE