PUBLICIDADE

Sorriso: empresa quer receber lixo de até 27 municípios

PUBLICIDADE

O estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) para ampliação da capacidade de operação do aterro sanitário de Sorriso, no distrito de Primavera, operado por uma empresa de saneamento foi apresentado ontem à noite. A engenheira ambiental responsável, Renata Grasel, explicou que a intenção é aumentar a capacidade de operação de 98 toneladas/dia para 270 toneladas, permitindo que o local possa receber os resíduos de até 27 municípios, frente aos 8 que atende atualmente – Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Vera, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã.

No estudo consta a área total utilizada pelo empreendimento licenciado é de 1.473.274,00 m² e a ampliação não deve alterar a área total da propriedade, aumentando apenas a área útil, que passará de 99.561,72m² para 111.935,73m². "Queremos oferecer esta alternativa para os municípios da região", explica a engenheira, lembrando que depois da sanção da Lei 12.305, de 2010, os municípios precisam apresentar até o ano que vem um plano de manejo de resíduos sólidos.

A assessoria da prefeitura de Sorriso informa que, o próximo passo, será dado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que vai avaliar o estudo e emitir o resultado até o fim de mês de novembro.

O secretário de Meio Ambiente em Sorriso, Afrânio Migliari, acompanhou a apresentação do estudo e considera "muito bom, muito tecnificado, tem todas as características de um aterro de excelência e vejo uma possibilidade muito grande de melhorar ainda mais o processo com a redução do volume de resíduos por meio da reciclagem".

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE