A comissão de representantes sindicais da Arena Pantanal foi empossada, hoje. A partir de agora, três trabalhadores serão os responsáveis por tratar das demandas dos 1,6 mil empregados da Arena, junto à construtora responsável pela obra. A posse da comissão faz parte do Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que visa assegurar o direito dos operários.
O governador Silval Barbosa prestigiou a solenidade, ao lado do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, de representantes sindicais e da construtora. Para o governador, a participação dos sindicatos nas obras é extremamente importante e faz parte do jogo democrático. "É preciso ter maturidade para que as partes sentem e resolvam os problemas, não acumulem tensão".
Silval também agradeceu ao empenho dos trabalhadores na obra. "É graças a essa relação harmoniosa com os trabalhadores que podemos fazer as transformações na nossa cidade e nosso estado", disse. "Também parabenizo a Mendes Júnior, que tem sido uma parceira, cumprindo todas as obrigações com os trabalhadores", completou, citando os projetos que acolhem reeducandos, imigrantes e egressos do trabalho escravo nas obras da Arena.
Para o ministro Gilberto Carvalho, esse é um acordo que só trará benefícios. Ele espera que todas as empresas façam esse compromisso. "O crescimento se faz em uma relação ‘ganha-ganha" e não ‘perde-perde". Uma relação em que o trabalhador ganha seus benefícios e a empresa cresce. É o símbolo do que nós sonhamos para o país". O ministro também elogiou a obra da Arena Pantanal. "Um estádio lindo e que eu espero que seja um palco democrático".
Um dos representantes sindicais será Thiago dos Santos, auxiliar administrativo na obra da Arena Pantanal. Para ele, será um privilégio contribuir e ajudar os trabalhadores da melhor maneira possível. "Eu já tinha essa liberdade de participar nas negociações, mas agora que tenho as ferramentas, espero trabalhar junto para contribuir com a melhoria das condições de trabalho".
De acordo com Lívia Santana, diretora de recursos da Mendes Júnior, a empresa tem a honra de assumir o compromisso de garantir condições dignas para os trabalhadores. "Um ato de compromisso que já é cumprido desde a nossa fundação e a obra da Arena Pantanal é um exemplo do nosso jeito de trabalhar".