O sistema de monitoramento com câmeras, do programa Cidade Digital, entrou em funcionamento, hoje, em Sinop. O comandante local da Polícia Militar, major Gildásio Alves, acredita que o acompanhamento das imagens vai contribuir para a prevenção da criminalidade. “Na próxima semana, já será possível apresentar um resultado do funcionamento”, disse, ao Só Notícias.
O programa vai contar com quatro estagiários da prefeitura, dois policiais militares e um oficial que ficará à frente das atividades. O rádio de comunicação também receberá incremento, segundo o major. “Os operadores vão verificar qualquer movimentação suspeita em portas de estabelecimentos e informar a PM. No caso de crimes consumados, eles poderão informar o direcionamento da PM”, explicou.
As 55 câmeras instaladas no município devem ser monitoradas 24 horas. A base funciona nos fundos da antiga sede da câmara. Os profissionais devem contar com a estrutura de quatro aparelhos de televisão, quatro monitores e quatro controles que servem para comandar o posicionamento das câmaras.
Conforme Só Notícias já informou, foram instaladas câmeras na avenida principal da cidade, Júlio Campos, nos cruzamentos com as avenidas dos Jacarandás, Sibipirunas, Itaúbas e na praça Plínio Callegaro. No decorrer da avenida das Itaúbas, as câmeras se encontram nos cruzamentos com as avenidas das Tarumãs, Palmeiras e Flamboyants. Outras foram instaladas no estádio Gigante do Norte, do lado externo e interno. Outras em pontos estratégicos de alguns bairros da cidade, além de ao longo da BR-163.
O valor do investimento do Cidade Digital é de R$ 10 milhões.
O prefeito Juarez Costa já informou que em breve será lançada a segunda etapa do programa, com investimento de R$ 9 milhões. As câmeras serão instaladas em salas de aulas.
(fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)
Veja como funciona o sistema de monitoramento nas ruas