Os servidores técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, aderiram a paralisação hoje e amanhã. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT (Sintuf-MT), o ato de protesto será, às 8h, em frente a reitoria da instituição. Amanhã, a manifestação será na praça do Ipiranga a partir das 7h30. O indicativo de greve também foi mantido, em assembleia realizada no início da semana.
Atualmente são cerca de 2 mil profissionais no Estado, sendo 46 em Sinop. Os servidores do hospital Júlio Muller devem manter o atendimento.
As reivindicações da categoria são a atualização de índices de reajuste salariais e valorização da carreira, 10% do PIB para a educação, igualdade no auxílio alimentação entre os poderes e valorização da carreira.
No dia 15 e no mês passado, os servidores também paralisaram as atividades.
Conforme Só Notícias já informou, com a equiparação nacional, o valor do auxílio alimentação será de R$ 730. Atualmente, eles recebem R$ 373.
Quanto ao reajuste salarial anual, o acordo firmado com o governo de 5,33% sobre o salário base foi firmado em 2011 com base na inflação para o período, segundo o sindicato, a expectativa tem ficado abaixo da realidade.
Os profissionais querem atualizar o que foi perdido e correção nos próximos reajustes.