quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: ação visa coibir transporte e comércio ilegais de madeira

PUBLICIDADE

Com o objetivo coibir o transporte e o comércio ilegais de madeira, a Prefeitura de Sorriso iniciará trabalho especial de fiscalização. Após reunião entre o vice-prefeito, Ederson Dal Molin, secretários municipais e representantes do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), ficou definido que haverá um aumento da fiscalização nas ruas e no comércio do município.

"A fiscalização é um passo importante para controlar o comércio ilegal de madeira. Vamos inibir o comércio ilegal fiscalizando as empresas, cobrando o licenciamento e alvará. E nas ruas, teremos fiscalização itinerante visando fechar o mercado local para a madeira ilegal", explica o vice-prefeito. A fiscalização itinerante será possível através da parceria entre a Prefeitura de Sorriso e a Secretaria de Estado de Fazenda .

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Afrânio Migliari, o próximo passo deverá ser a exigência das notas da madeira para quem está construindo um imóvel. "Deverá ser feita uma fiscalização nas obras para verificar a origem da madeira", declara Afrânio, que acrescenta que a prefeitura não irá apenas fiscalizar as madeireiras. "Queremos ainda incentivar as empresas locais a investir no uso do resíduo da indústria madeireira para o desenvolvimento de novos produtos". Participam da ação as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Cidade e Fazenda.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), nos últimos anos foi registrado um crescimento de 43% no desmatamento ilegal em Mato Grosso. A situação preocupa os órgãos de fiscalização, por flagrantes realizados este ano e que foram considerados atípicos, como desmatamento com caminhões usando correntes, técnica que provoca grande devastação, e que não era mais usada no Estado há mais de cinco anos. Outro ítem preocupante é a madeira extraída de APPs e transportada com documentação falsa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE