No dia 30 de agosto terá início a expansão dos Centros Judiciários de Conciliação e Mediação para as comarcas do interior do Estado, com a inauguração da unidade de Sorriso. A cerimônia de lançamento está marcada para às 10h, com o início do primeiro mutirão DPVAT.
Anteriormente a data de inauguração era dia 16 de agosto, mas foi adiada para dia 30 de agosto. Vinte cinco pessoas entre servidores, advogados e estudantes de cursos de Direito estão sendo treinados para atuar nas conciliações. Os que não são servidores trabalharão de forma voluntária.
Ao todo, Mato Grosso terá 34 centros judiciários pelo interior. Atualmente existem duas unidades na capital a Central de Conciliação e Mediação de 1º grau no Fórum da Capital, sob a coordenação da juíza Adair Julieta da Silva, e a Central de 2º grau no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob a direção do juiz Hildebrando da Costa Marques.
Estima-se que com o Centro Judiciário a procura da população pela conciliação antes e depois de ajuizar o processo aumentará consideravelmente, bem como a redução da carga processual. O Centro Judiciário também trabalhará com um calendário de mutirões temáticos como o de seguro de trânsito, fiscal, telefonia, bancário entre outros já pré-programados para todo o ano.
Os mutirões são propostos pelas empresas interessadas em fazer acordos com os clientes ou pelo próprio juiz do Centro Judiciário quando este identificar que uma determinada empresa está gerando muitos processos. "Pensando no ideal de acesso à Justiça, o centro é mais uma porta que o Judiciário abre para o cidadão. Cada conflito tem uma forma de ser resolvido, a alguns cabe a conciliação e a outros não, e a ideia é dar um tratamento adequado a cada um", destaca o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso.