PUBLICIDADE

Pesquisa revela que população apoia poder de investigação do MPF

PUBLICIDADE

Pesquisa divulgada hoje (8) pelo Ministério Público Federal (MPF) mostra que 80,4% dos entrevistados defendem que o MPF deve investigar crimes. O poder de investigação da instituição foi ameaçado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que proibia o Ministério Público de fazer investigações criminais. A PEC 37 foi rejeitada pelo Congresso Nacional em junho.

A pesquisa Diagnóstico da Imagem do Ministério Público Federal traz dados de 5.063 entrevistas, feitas em todas as regiões brasileiras de fevereiro a julho de 2013 e foi realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Universidade Federal Fluminense.

Entre os entrevistados, 63% avaliam como positiva a imagem do MPF. Apesar do resultado, ainda é grande a parcela dos que têm pouca informação sobre a atuação de instituição. São 93,6% os que não têm clareza sobre as atividades, ações e competências do órgão. Sobre o desconhecimento da população, o diagnóstico aponta a necessidade de um projeto específico de divulgação das ações do ministério na defesa e garantia dos direitos sociais.

O combate à corrupção é citado como a área que deve ser considerada prioritária na atuação do MPF (70,7%). Em seguida estão a defesa da infância, juventude, idosos e deficientes físicos (62,6%) e o combate ao crime em geral (56,9%). Os dados mostram que 79,5% dos entrevistados avaliaram ainda que o MPF deve divulgar à população informações sobre investigações e processos em que esteja atuando.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...
PUBLICIDADE