PUBLICIDADE

Ibama expede licença e terminal ferroviário em MT pode ser inaugurado

PUBLICIDADE

A América Latina Logística (ALL) recebeu a confirmação de publicação da Licença de Operação (LO), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento é a parte final para entrada em operação do Terminal de Rondonópolis. O maior Terminal Intermodal da América do Sul deve iniciar a operar em caráter experimental até o final de agosto ou início de setembro, com 70% de sua capacidade máxima.

A liberação da LO, segundo o secretário extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, é resultado do trabalho do governo junto ao governo federal, em especial junto ao Ibama, para o cumprimento da última etapa e encerrar todos os processos de interesses ambientais.

Com a licença do Ibama, a ALL vai poder começar operar, em um primeiro momento, em caráter experimental e a expectativa é que entre agosto e setembro já esteja atendendo ao menos com 70% de seu potencial", disse Vuolo. Segundo ele, a parte da ferrovia, entre Itiquira e Rondonópolis, já tinha recebido a licença do Ibama e autorização de operação da ANTT. "A entrada em operação vai representar um salto de desenvolvimento para toda a região e em especial para sul de Mato Grosso", declara.

A capacidade dos terminais de Itiquira, Alto Araguaia e Alto Taquari, somam 12 milhões de toneladas/ano e essa capacidade vai agregar mais 5 milhões, chegando aos 17 milhões. "A entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis vai reduzir e muito o engarrafamento durante o escoamento da produção, minimizando os problemas durante a safra", avalia.

O secretário destaca ainda que o complexo em torno do Terminal de Rondonópolis recebe investimentos R$ 600 milhões da iniciativa privada que estão se instalando no município. A data de inauguração vai depender da agenda do Ministro dos Transportes, César Borges, e da confirmação da presença da presidenta Dilma Rousseff, cujo convite será levado pessoalmente pelo governador Silval Barbosa.

Com a entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis, o foco volta-se agora para complementação da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. "Nossa próxima etapa é avançar até a capital". Segundo Vuolo, agora serão 200 quilômetros de trilhos para concretização da ferrovia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE