PUBLICIDADE

Governo integra quatro cidades com criação da Agência Metropolitana

PUBLICIDADE

O Estado de Mato Grosso criou este ano a Agência de Desenvolvimento Metropolitano que será responsável pelo planejamento, assessoramento e regulação urbana de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger. Também foi instituído o Conselho de Desenvolvimento, um colegiado formado por todos os prefeitos e representantes do Estado que vai apontar quais são as prioridades e onde devem ser feitos os investimentos. Os trabalhos deverão ser iniciamos em cerca de 30 dias.

A agência será responsável por executar as decisões tomadas no conselho, segundo o presidente, Benedito Pinto da Silva. A autarquia recebeu um aporte financeiro de R$ 1 milhão do governo do Estado para ser utilizado até dia 31 de dezembro deste ano na instalação, manutenção, pagamento de folha e aquisição de equipamentos. Os recursos do próximo ano ainda serão definidos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A região metropolitana é formada por quatro municípios, mas outras nove cidades do entorno, como Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres e Poconé, serão chamadas ao diálogo caso haja interesses em comum. "São considerados interesses comum as funções públicas que atendem mais de um município, como a expansão urbana, localização de obras de engenharia e transporte e sistema viário, por exemplo", explicou Benedito.

A agência irá elaborar projetos para viabilizar recursos federais e ainda promover o diálogo com a população. O conselho será composto pelo governador Silval Barbosa, prefeitos municipais, representantes da secretaria estadual de Planejamento e secretaria estadual de Cidades.

Com o efetivo funcionamento da Região Metropolitana, os quatros municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger) poderão implantar o Aterro Sanitário em conjunto. Eles também terão a oportunidade de fazer um planejamento e uma gestão compartilhada das questões referentes ao Meio Ambiente, modo de operação do Veículo Leve sobre Trilhos, entre outros assuntos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE