A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vai realizar, até abril do ano que vem, vinte e três cursos em dez diferentes áreas temáticas voltadas para os profissionais da segurança pública que vão atuar durante os jogos da Copa do Mundo, em Cuiabá. No primeiro semestre deste ano já foram capacitados 410 e foram realizados oito cursos de quatro áreas temáticas, sendo cada um com uma média de cinco edições. As áreas foram o Combate a Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo, Gerenciamento de Crises e Relacionamento com a Mídia, Bombas e Explosivos e Policiamento Turístico.
"Os cursos proporcionam aos alunos habilidades específicas para atuarem durante os jogos do Mundial e já temos um número significativo de profissionais capacitados nesse primeiro semestre, aptos a atuarem em grandes eventos", destacou o secretário-adjunto de Políticas Programas e Projetos, coronel BM Marcos Roberto Weber Hubner.
Cada curso tem uma carga horária que varia de 40 a 300 horas/aulas. Estão sendo qualificados profissionais das diferentes áreas de atuação da segurança pública estadual, federal e municipal, como Corpo de Bombeiros Militar, Policia Judiciária Civil, Policia Militar, Pericia Oficial de Identificação Técnica, Defesa Civil, Casa Militar, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Guarda Municipal de Várzea Grande.
Na próxima segunda-feira (5) começa a terceira edição do curso de Segurança e Apoio ao Turista na modalidade de operador, com 36 vagas distribuídas entre as forças de segurança pública federal e municipal.
Capacitação- No total, a previsão da Secretaria de Segurança Pública é capacitar mais de 2,5 mil servidores dos governos estadual, federal e municipais para atuar durante os jogos da Copa nos 23 cursos distribuídos nas seguintes áreas temáticas: Operações de Emergência e Resgate; Combate a Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo; Gerenciamento de Crise e Relacionamento com a Mídia; Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes; Policiamento Turístico; Uso Diferenciado da Força e Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo; Integração da Segurança Pública e Segurança Privada; Escolta, Batedores e Segurança de Dignitários e Inteligência de Segurança Pública.
As capacitações serão realizadas de maneira teórica e prática, com o propósito de seguir e cumprir os protocolos exigidos pela Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa). Os trabalhos são desenvolvidos por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).