A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e a prefeitura de Colíder oficializaram, ontem, a instalação de uma unidade do Procon no município. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo titular da pasta, Luís Antônio de Carvalho, pelo adjunto Nestor Fidélis, vice-prefeito de Colíder, Ademir Crispin, e superintendente estadual do Procon, Gisela Simona. Para entrar em funcionamento a nova unidade vai receber, como contrapartida da Superintendência do Procon, R$ 30 mil em equipamentos. Ainda não está definido quando o órgão estará em pleno funcionamento.
O kit é composto por mesas, cadeiras, armários, computadores, impressoras dentre outros. A prefeitura vai disponibilizar o espaço físico e dois funcionários que serão capacitados pelo órgão. "Tenho certeza que estamos atendendo um anseio da comunidade local, e o empresário que trabalha dentro da lei não tem com o que se preocupar", destaca Crispin.
A nova unidade faz parte do programa de expansão do órgão de defesa do consumidor no interior do Estado. Hoje, dos 141 municípios mato-grossenses, o Procon está presente em apenas 35, a intenção do órgão é abrir 25 novas unidades até o final de 2014.
Gisela Simona, adiantou que na próxima semana serão realizadas reuniões com o empresariado de Colíder e a população de vários municípios do Nortão, entre eles Colíder, Cláudia e Peixoto de Azevedo para esclarecer como é o funcionamento do Procon. "O principal ganho da população é o acesso a justiça, de forma gratuita para reclamar de fornecedores que em muitos casos estão situados em outros estados da federação e nós temos mecanismos para garantir o direito do consumidor".
Em Mato Grosso, o ranking de reclamações registradas no Procon, é referente a telefonia móvel, qualidade da internet, fornecimento de energia elétrica, defeitos de móveis e eletroeletrônicos. "Existem inúmeros benefícios que o consumidor precisa ter acesso, por isto queremos garantir a presença do Procon, também nos municípios menores", afirma Nestor Fidélis.
O prefeito de Cláudia, João Batista, também participou da reunião e manifestou o interesse de levar o Procon para o município.