Os alojamentos para menores infratores, anexo a cadeia feminina de Sinop, começa receber os adolescentes a partir do dia 1º de agosto. A inauguração foi feita, esta manhã, e contou com a presença do secretário adjunto de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Valdemir Pascoal (foto).
A capacidade é para 12 menores divididos em três alas. Há uma área pequena para banho de sol e uma sala, que deve ser multiuso.
O diretor Marcos Aragão da Silva, informou que 24 agentes devem trabalhar na unidade. “Por se tratar de um centro provisório, não temos como transferir documentação para eles estudarem, como acontece na unidade definitiva. Porém, nós temos que trabalhar com os adolescentes a parte humanitária, cultura e lazer. Aqui haverão atividades nesse sentido para que eles saiam da internação melhores inseridos na sociedade”, disse, ao Só Notícias.
De acordo com o juiz da 4ª vara da Família, Infância e Juventude, Carlos Roberto Campos, a unidade “é um mero espaço em substituição a delegacia de polícia. Aqui é considerado um anexo que está sendo usado como uma repartição pública para colocar o menor infrator na exceção de cinco dias enquanto aguarda uma vaga em um centro socioeducativo para ele ser internado por 45 dias”, disse, ao Só Notícias. “A estrutura ainda não é a adequada. A situação de Sinop não é boa, porque ainda não temos como apreender adolescentes infratores e dependemos de vagas de outras localidades”.
Sobre a construção do centro definitivo o secretário, Valdemir Pascoal, destacou que “precisa do terreno para começar e temos prazo para isso. Se já tem o terreno precisamos da liberação da área para que nós consigamos resolver de uma vez por todas. Em Brasília já conseguimos recurso para a implantação do centro definitivo. O município está empenhado em resolver essa situação”, disse.
A data para a construção da unidade definitiva ainda será marcada. A primeira parte, segundo o secretário, “é resolver o terreno, o comprometimento da construção e com o projeto pronto nós iniciamos a obra. Nós temos até final do ano que vem a pretensão de construir mais sete socioeducativos, entre eles o de Sinop”, completou.
O juiz João Manoel Pereir Guerra também esteve na solenidade
(Atualizada às 14:17h – fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)