Um banco de Cuiabá terá que indenizar um cliente em R$ 27,1 mil por dano moral por ter sido humilhado por funcionários da instituição financeira. O segurança pisou na mão do consumidor, que estava dentro da agência, para impedi-lo de pegar dinheiro repassado por um amigo por baixo da porta para completar o valor para pagar uma conta, pois naquele momento o expediente bancário havia sido encerrado. Além disso, o gerente gritou e em tom ríspido impediu que o pagamento fosse efetivado.
O ato de o dinheiro ter sido passado por baixo da porta deu início às discussões. Na ação, o consumidor afirma ter ido ao banco para realizar as operações bancárias de praxe e aproveitou para pagar uma conta da sogra. Após cerca de 40 minutos na fila chegou à ‘boca” do caixa e nesse momento percebeu que o dinheiro não era suficiente, então telefonou ao amigo, que levou a quantia necessária para completar o valor para o pagamento do boleto.
Na decisão, o juiz Emerson Cajango, do Terceiro Juizado Especial de Cuiabá, observa que estão se tornando frequentes atos de violência e agressões físicas praticados por seguranças dos estabelecimentos comerciais e financeiros contra o consumidor, e cita casos como os ocorridos em um shopping e em outro banco. “Evidencia-se um certo despreparo de alguns profissionais que exercem o labor de segurança privado, que ao se depararem com uma situação fora do comum agem instintivamente, empregando meios violentos e até utilizando armas para apaziguar a situação, sem antes avaliar a necessidade do uso de tais meios”, ressalta o magistrado em um trecho da decisão.
O juiz prossegue, destacando ainda o despreparo do gerente da agência em relação ao atendimento, além do fato de ter ameaçado claramente os funcionários que, por ventura desrespeitasse sua ordem.
Consta na denúncia que o gerente gritou com o consumidor e ainda proibiu os funcionários dizendo que ‘se alguém receber dele (cliente) vai se ver comigo”. Todos os fatos foram filmados pelo sistema de circuito interno de tv do banco.