A Corregedoria-Geral da Justiça aponta que 125 sentenças em ações de crimes de improbidade e outras 36 sentenças em ações penais administrativas foram proferidas ao longo dos primeiros quatro meses da gestão 2013/2015 do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os dados são referentes à Meta 18 do CNJ, que pretende o julgamento, até 31 de dezembro deste ano, das referidas ações interpostas até dezembro de 2011.
O corregedor-geral da Justiça, Sebastião de Moraes Filho, considera grande o avanço, tendo em vista a complexidade das ações. “Cada sentença desta é única, se observarmos a complexidade de cada causa e, tendo em vista que o número de réus costuma ser muito grande, elas devem ser ainda mais valorizadas. Devemos ressaltar o trabalho dos magistrados e suas equipes, bem como a sintonia na gestão do Judiciário Estadual que tem atuado em consonância com as necessidades da população, dos magistrados e servidores deste Poder”.
O corregedor ainda ponderou que o TJMT melhorou sua classificação no quesito julgamentos de ações relacionadas a crimes contra a administração pública, segundo o próprio CNJ, passando do 19º lugar para o 13º no ranking nacional.