Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apontam que o acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família está menor que a média nacional. No município, 85,15% das crianças e jovens, de 6 a 17 anos, têm acompanhamento de frequência escolar. A média nacional é de 86,69%.
Já na área da saúde o número é ainda menor. O acompanhamento chega a 54,25% das famílias com perfil, ou seja, aquelas com crianças de até 7 anos ou com gestantes. A médica nacional é de 73,12%.
Ao entrar no programa, a família assume o compromisso que as crianças e jovens devem frequentar a escola, precisam ser vacinadas e ter acompanhamento nutricional e gestantes devem fazer pré-natal.
O ministério indica que é necessário as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde se articularem para melhorar esse percentual, aumentar o número de famílias cujos filhos têm frequência escolar verificada e famílias com acompanhamento pela rede de saúde.
Em maio, segundo o MDS, o município registrou 3.294 famílias no programa Bolsa Família, o que representa 11% da população do município. A quantidade superou a estimativa do governo em 103,98%. Foram transferidos R$ 395,4 mil aos beneficiários. Em 2012, foram R$ 4 milhões. A expectativa para este ano é que os valores recebidos pelas famílias aumentem 16,67%.