As secretariais estaduais de Segurança Pública e das Cidades oficializaram a prorrogação para conclusão dos projetos básicos e executivos da cadeia de Peixoto de Azevedo (217 quilômetros de Sinop). O extrato ao termo aditivo ao termo de cooperação aponta que o período fica encerrado agora em 4 de outubro, podendo ser revisto. Pouco mais de R$ 14 mil devem ser investidos.
A capacidade da unidade é para atender pouco mais de 30 pessoas, no entanto, conta atualmente com 156 reeducandos, conforme último levantamento. Em março, a prefeita de Guarantã do Norte, Sandra Martins (DEM), afirmou que o município deverá construir pelo menos três celas. O município e outros dois não contam com unidades de detenção e utilizam a de Peixoto.
Conforme Só Notícias já informou, devido a falta de infraestrutura, na cadeia de Peixoto houve inúmeras fugas. Agora, o município espera a conclusão da construção de um centro de detenção provisória com capacidade para aproximadamente 300 pessoas. A obra, avaliada em cerca de R$ 7,6 milhões, foi anunciada em 2008 mas o início ocorreu apenas em outubro do ano passado.
A expectativa é que a unidade seja entregue ainda neste ano, no entanto, o governo estadual ainda não tem prazo para inauguração.