A trincheira Ciríaco Cândia/Mário Andreazza, intervenção que integra o pacote de obras de acesso à Arena Pantanal, chega à reta final dos trabalhos. Com previsão de entrega para agosto, a pequena trincheira desempenhará em breve um importante papel na distribuição do fluxo de trânsito da avenida Miguel Sutil.
“Essa obra tem uma função bem específica que é a de facilitar o fluxo de veículos no sentido Aeroporto – Arena Pantanal, retirando um ponto de conflito de tráfego existente entre as avenidas Ciríaco Cândia e Miguel Sutil”, explica o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander. Em média 1,7 mil veículos passavam pela via por hora/sentido em horário de pico.
Com uma arquitetura diferenciada, no formato de uma alça, a menor trincheira construída para a melhoria do trânsito da capital mato-grossense, com 459 metros de extensão, está situada na intersecção com a Perimetral e abrange dois grandes bairros da região Oeste de Cuiabá: Santa Isabel e Cidade Verde.
Findado o processo de implantação da capa asfáltica, em seguida serão iniciados os de sinalização para adequação da pista ao sistema viário visando segurança e praticidade às novas vias. “Com a construção das trincheiras a garantia de um fluxo melhor de carros, ônibus e caminhões, além da segurança do trânsito no local será possível devido ao reordenamento do tráfego ao longo da Miguel Sutil”, afirma o engenheiro civil da Secopa, Gamaliel Cruz Soares.
No escopo do projeto, está incluso ainda o plano de recuperação do meio ambiente através do plantio de gramíneas ao longo da estrutura, o que assegura a proteção do corpo estradal da via e o controle de erosões. Também está em execução o trabalho de imprimação, etapa que antecede a capa asfáltica, nas vias laterais da trincheira Santa Isabel/Verdão.
Além da trincheirinha, outras obras que proporcionam acessibilidade à Arena Pantanal também estão em fase de conclusão, como a duplicação da estrada da Guarita e da ponte do Pari.