Licenciado da presidência Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) por mais de 15 dias para tratar de assuntos particulares, o presidente Rui Prado reassume o posto hoje. O vice-presidente Normando Corral vinha exercendo a função interinamente. Um das primeiras atividades deve ser o diálogo com a bancada federal e também a Frente Parlamentar de Agricultura, à respeito das demarcações de novas áreas indígenas. Na sexta-feira (14), mais de 800 produtores protestaram contra criação delas, na BR-364, em Cuiabá, na saída para Rondonópolis.
Rui foi eleito para 2º mandato em meados de maio. Ele obteve 50 votos e o vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antonio Galvan, 30. Houve 2 votos nulos. Em meio à corrida eleitora chegou ter a candidatura impugnada, com a justiça decretando sua inelegibilidade. No entanto, conseguiu reverter a decisão na justiça e concorrer ao pleito.
A Famato é uma instituição fechada. Em pouco mais de 46 anos, as eleições ocorreram com chapas únicas, formadas de maneira consensual. Esta foi a primeira vez que outra chapa entra na disputa. Rui está no comando da entidade desde outubro de 2007, quando o então presidente Homero Pereira deixou a função para assumir a cadeira na Câmara de Deputado Federal. Em 2010, foi eleito presidente.