sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Famílias devem ser retiradas e lavouras destruídas em área indígena de MT

PUBLICIDADE

O juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastão, determinou nova retirada dos ex-moradores da terra indígena Marãiwatséde, que invadiram a área no início deste mês. Além disso, o magistrado autorizou a destruição das lavouras de soja no local "para fins de controle sanitário, especialmente da ferrugem asiática".

Quanto a retirada dos não índios, que cobram uma posição do governo federal quanto ao assentamento das famílias e indenização por conta das desapropriações, o juiz determinou que sejam oficiadas as Polícias Federal e Rodoviária Federal, bem como a Força Nacional, para cumprirem a ordem judicial.

"Oficie-se ainda o Ministério da Justiça, comunicando-o da insuficiência das ações implementadas pelos órgãos de segurança a ele subordinados para manutenção do cumprimento da ordem judicial objeto do feito e para adoção das medidas cabíveis, sob pena de comunicação do MPF para eventual apuração de responsabilidade", determinou o magistrado.

Conforme Só Notícias já informou, no início do mês, os ex-moradores retirados da área, no município de Alto Boa Vista (1.059 km a nordeste de Cuiabá), invadiram a região de Posto da Mata, após bloquearam a BR-158 (uma das principais rodovias na região Araguaia) e ficarem mais de um mês acampados às margens da estrada.

O governo previu assentar, em áreas destinadas para reforma agrária, pequenos produtores que estavam no Posto da Mata e áreas vizinhas. Eles e grandes fazendeiros estavam em áreas indígenas há mais de dez anos, cultivando soja, milho e criando gado. A justiça federal concluiu que as áreas pertencem aos índios e expediu ordem para retirá-los, o que ocorreu em clima de forte tensão e protestos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE