O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat), Rosenwal Rodrigues, deve realizar, ainda esta semana, audiências para apresentar aos trabalhadres a nova proposta apresentada pelo Tribunal de Justiça. Na segunda rodada realizada hoje ficou acordado a aplicação do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração dos Servidores (SDCR) – progressões horizontais e verticais – e aumento no valor do auxílio alimentação, que passará a ser de R$ 450.
A proposta foi aceita pelo presidente do sindicato e por representantes das comarcas de Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Alta Floresta, Cuiabá e Várzea Grande, que também participaram das negociações.
O presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, disse, por meio da assessoria, que as duas reuniões foram importantes e que pode mostrar a real situação do orçamento do órgão. "Considero que os dois dias de reunião foram de extrema importância porque pudemos colocar mais uma vez a intenção em avançarmos à concessão das demandas e, ao mesmo tempo, mostrarmos a real situação tanto orçamentária, quanto sobre o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)".
A assessoria informou, que quanto ao SDCR, na progressão horizontal, os servidores que já atingiram 120 horas/aulas poderão entregar o certificado de conclusão de curso até o dia 28 deste mês, para serem incluídos no regime já em 2014. Depois desse prazo, a entrega deverá ser feita até o final do primeiro semestre de cada ano para efetivação no orçamento do exercício seguinte.
Em relação à progressão vertical ficou definido que serão realizadas avaliações em 2013 e 2014, que também vão valer para os anos de 2011 e 2012, e efetivação em 2015. O desembargador reafirmou que não há condições financeiras para implantar as duas progressões ao mesmo tempo.