PUBLICIDADE

Secopa anuncia mudança no prazo para entrega de vagões do VLT

PUBLICIDADE

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) anunciou mudanças do cronograma de entrega de vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que estão na Espanha, devido à paralisação dos trabalhadores. Lá, eles devem passar por validação, aprovação e liberação para serem embarcados ao Brasil. A data final para os testes foi revista para 7 de junho, sendo as atividades previstas para hoje e dia 30, alteradas para 3 e 4 do mês que vem. A avaliação final e comprovação de resultados para aprovação documental serão realizadas em 5 e 6, encerrando o cronograma e quadro de testes para a avaliação das primeiras composições do modal.

A alteração do cronograma também altera o prazo para envio dos vagões, sendo que dos 40 veículos que compõe o VLT serão enviados apenas dois. Os vagões estavam previstos para chegar até o início de agosto, prazo que também deve se estender.

Na Espanha estão sendo realizados testes de tração, equipamentos elétricos e eletrônicos instalados na composição do VLT, além de radiofonia e sistema GPS. Ali também são feitos serviços de pintura das caixas dos trens e cabines, trabalhos de instalações de cabeamento e montagens de estruturas, acabamentos internos e externos, além de aplicação de testes físicos.

Ao serem instalados os equipamentos na composição, os mesmos passam por testes de fixação, resistência, condução, receptividade de sinais e transmissões de dados. O técnico da Secopa, André Luis Correia, explica que os testes são feitos pelo próprio instalador como parte do processo de qualidade e responsabilidade da empresa CAF, que produz os vagões, em suas certificações. "Nenhum equipamento sai sem antes ser testado e liberado para prova final que é o que estamos monitorando", disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE