PUBLICIDADE

Cai número de trabalhadores escravos resgatados em Mato Grosso

PUBLICIDADE

As operações fiscais realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego durante o ano passado resultou no resgate de 83 trabalhadores que estavam em condições análogas à de escravo no Estado. Queda aproximada de 9,6% em relação a quantidade de pessoas resgatadas em 2011, quando somou 91.

O cenário mato-grossense é diferente do nacional, que registrou aumento de 14,37% na quantidade de pessoas resgatadas em 2012 em relação ao ano anterior. Foram 2.849 trabalhadores retirados da condição análoga à de escravo enquanto, em 2011, foram pouco mais de 2,4 mil resgatados.

O aumento nacional, segundo o ministério, ocorreu porque as ações fiscais foram realizadas em regiões até então não inspecionadas com habitualidade e houve um aumento no meio urbano. Além disso, ocorreu um aprimoramento da triagem das denúncias e do planejamento das ações.

Ao todo, foram pagos cerca de R$ 9,5 milhões em verbas rescisórias aos resgatados; lavrados aproximadamente 3.695 autos de infração; emitidas 2.336 guias de seguro-desemprego e assinadas 500 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Não foi informado o montante pago em verbas rescisórias bem como a quantidade de autos de infração lavrados em Mato Grosso.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...
PUBLICIDADE