A produção de milho segunda safra no Estado pode alcançar pouco mais de 16,8 milhões de toneladas, aponta a nova análise da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Alta de 12,2% em relação a safra 2011/2012 quando a companhia contabilizou pouco mais de 15 milhões de toneladas. A produtividade está estimada em 5.100 kg/ha (- 10,2% no comparativo com a última safra) e a área calculada em pouco mais de 3,3 milhões de hectares (+ 25% quando feito mesmo comparativo).
A previsão mantém Mato Grosso como principal produtor da cultura. Em segundo aparece Paraná, com projeção de produzir aproximadamente 11,5 milhões de toneladas (+ 13,3% em relação a safra anterior). Nacionalmente, a produção está estimada em 43,1 milhões de toneladas, alta de 10,4% em relação ao contabilizado no mesmo período do ano passado.
Apesar da companhia estimar produção de 16 milhões, representantes do setor produtivo mato-grossense já cogitaram alcançar até 19 milhões. Neste sábado, conforme Só Notícias informou, representantes do Ministério da Agricultura apresentarão opções de comercialização da safra do milho aos produtores de Sorriso e região. O encontro está marcado para começar às 9h, no palco B do Centro de Tradições Gaúchas Recordando os Pagos.