Motofretistas passarão a ser qualificados a partir de segunda-feira (6), em Cuiabá. A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, que realiza o primeiro curso de formação, por meio do Projeto Copa em Ação. Inicialmente são 30 vagas. Para concorrer é necessário ser maior de 21 anos e possuir habilitação na categoria "A" há pelo menos dois anos. O curso possui carga horária de 50 horas/aula, tendo como conteúdo disciplinas relacionadas à ética e cidadania, legislação de trânsito, segurança e saúde, transporte de cargas, entre outras.
A capacitação atende ainda a Lei 12.009/2009, a qual normatiza que todos profissionais que atuam com o transporte de passageiros e cargas devem passar por qualificação que os tornem aptos para a atividade.
Neste sentido, o presidente do Sindicato dos Motofretistas de Mato Grosso, Josino Santos de Moraes alerta os profissionais para participarem do profeto. "O curso de qualificação que o Governo do Estado está oferecendo de forma gratuita é uma grande oportunidade para nós, profissionais que trabalhamos diariamente com o transporte de cargas. Gostaríamos de agradecer o empenho da primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa, que demonstra toda a sua preocupação na melhoria de vida do trabalhador mato-grossense", afirmou Josino.
Para a secretária Roseli Barbosa, a qualificação oportuniza a geração de emprego e renda para a população. "Nosso objetivo como gestores do Governo de Mato Grosso, é priorizar o cidadão em cada ação desenvolvida. Com a qualificação profissional não é diferente. Nos últimos dois anos, oferecemos mais de 25 mil oportunidades de capacitação", ressaltou a secretária.