A prefeitura de Paranaíta e o INCRA fizeram a entrega de títulos das terras no Assentamento São Pedro. Mais de mil pessoas compareceram ao evento. Nem o tempo chuvoso impediu que famílias prestigiassem esta conquista há muito tempo sonhada pelos parceiros. O INCRA liberou 306 títulos provisórios, CCU (Contrato de Concessão e Uso) e 476 créditos para ampliação e reforma de casas. De imediato, após a entrega dos títulos, serão vistoriadas mais 129 propriedades para que sejam liberados os títulos. É um trabalho minucioso, individual em cada propriedade e o objetivo é concluir e beneficiar todos os assentados com menor tempo possível.
O prefeito Tony Rufatto disse que esta ação é um avanço muito grande para os assentados. “Eu me sinto em casa, realizado e presenteado por Deus por conseguir em quatro meses de administração, resolver situações como esta em especial que é a liberação destes títulos, coisa que em mais de 10 anos,por falta de interesse dos gestores passados não fizeram. Só não estivemos aqui antes por causa da agenda do nosso Superintendente do INCRA que faz questão de estar aqui e ver in loco a realidade de vocês. É só o começo, queremos fazer muito mais, o nosso objetivo é incentivar os jovens a continuar na zona rural. Mas para isso, sabemos e vamos valorizar os produtores com saúde, educação de qualidade, condições de trabalho, assistência técnica através da Secretaria de Agricultura com apoio das demais. Esporte e lazer para proporcionar uma vida mais saudável a todos, enfim, se for para o bem de todos podem contar com a nossa administração”, disse.
O superintendete Valdir Barranco disse que a situação já poderia ter sido resolvida. “Somos prova de que os gestores anteriores deixaram o Assentamento São Pedro abandonado, o Tony Rufatto, assim que se elegeu, me procurou em Cuiabá e de lá pra cá nos reunimos mais de 5 vezes, e ele sempre cobrando os títulos e benfeitorias para o assentamento e demais propriedades rurais de Paranaíta. Vocês estão de parabéns pelo prefeito que têm, acreditem e apóiem as ações em prol do desenvolvimento agrário que o prefeito e sua equipe projeta,” disse.
“O Assentamento São Pedro será modelo de desenvolvimento sustentável, o que percebemos é a grande aceitação dos amigos daqui para com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, que juntamente com a prefeitura a cada dia fortalece mais na parceria, vamos fazer o georreferenciamento e o CAR para todas as propriedades, este é mais um compromisso nosso para com os produtores daqui,” afirmou Marcos Duarte, diretor de Meio Ambiente da CHTP.
Estiveram presentes no evento vereadores, secretários municipais, deputados Romualdo Júnior, Ademir Brunetto e Dilmar Dal Bosco, secretário Estadual adjunto da agricultura familiar do estado de Juarez Fiel, chefe do INCRA da unidade de Colíder, Joel Machado, diretores da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, gerentes de banco e demais lideranças.
(foto: assessoria)