PUBLICIDADE

Cuiabá: empresário consegue outro habeas corpus e deixa cadeia novamente

PUBLICIDADE

Dois dias após ter se apresentado na Delegacia de Capturas, em Cuiabá, acompanhado de vários advogados, o empresário Filadelfo dos Reis Dias, 58 anos, do ramo da mineração conseguiu outro habeas corpus e deixará a cadeia novamente, provavelmente, ainda nesta sexta-feira (26). Desde a quarta-feira (24) ele estava preso em uma cela especial no anexo da Penitenciária Central do Estado (PCE). O habeas corpus foi concedido, esta tarde, pelo relator, o desembargador Rondon Bassil Dower Filho, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o mesmo magistrado havia cassado anteriormente a liminar e determinado sua prisão.

Na prática, é como se ele agora desconsiderasse sua própria decisão proferida no dia 17 de abril quando informou que os requisitos citados no primeiro mandado de prisão estavam preenchidos conforme a lei e justificando que as informações repassadas pela Polícia Civil não batiam com os argumentos dos advogados que afirmavam que Filadelfo não teria se ausentado de receber as notificações e intimações sobre o processo.

Mas agora, diante dos argumentos da defesa que pediu que a decisão anterior fosse reconsiderada ele proferiu outra decisão. "Destarte, ausentes os pressupostos necessários à manutenção da custódia cautelar a prisão se constitui em intolerável antecipação de pena, que só seria legítima após a observância do devido processo legal, em que fosse observado o contraditório e se propiciasse a ampla defesa ao acusado em processo regular que culminasse com sentença condenatória, transitada em julgado; fora disso, a antecipação de pena atenta frontalmente contra o inciso LVII do art. 5º da Constituição da República. Com essas considerações, inexistindo neste momento, qualquer elemento que justifique a necessidade de se garantir a ordem pública, não havendo neste momento conveniência para a instrução criminal a ser atendida com o sacrifício da liberdade do paciente e nem risco à aplicação da lei penal, pelas razões antes aduzidas, DEFIRO a medida liminar vindicada, para revogar a prisão preventiva Filadelfo dos Reis Dias", diz trecho da nova ordem de soltura.

O pedido de soltura foi impetrado pelo advogado Ulisses Rabaneda e outros juristas que compõem a defesa do empresário réu numa ação criminal ao lado de outros 7 acusados, todos por envolvimento, segundo o Ministério Público Estadual (MPE) na tentativa de homicídio do ex-sócio de Filadelfo, o também empresário Valdinei Mauro de Souza e também Wanderley Fachetti Torres que estavam na Hilux blindada alvejada por 23 tiros no dia 12 de abril de 2012.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...
PUBLICIDADE