O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou uma pesquisa junto aos conselhos escolares com o objetivo de ter um panorama amplo da gestão educacional no Estado. Foram respondidos 393 questionários, representando 116 dos 141 municípios. Eles foram enviados por meio digital para 750 conselhos das escolas estaduais no último dia 5, e o prazo para envio das respostas foi até 19.
A iniciativa foi do relator das contas da Secretaria de Estado de Educação referentes ao exercício de 2012, conselheiro substituto Luiz Henrique Lima. O dados recolhidos serão tabulados e os resultados da pesquisa vão auxiliar a compreender de modo mais preciso a estrutura e o funcionamento de cada escola. O passo seguinte é cruzar o que foi recolhido com os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Educação.
A escolha dos conselhos como fonte se deve ao fato de disporem de informações sobre o cotidiano da escola. "Esses dados são preciosos para o controle externo", afirma o relator. Os conselhos escolares são entidades formadas por pais, professores, servidores e demais membros da sociedade que acompanham as atividades da unidade.
Foram coletadas informações a respeito: da situação de pessoal, de servidores concursados e contratados, o número de professores, o número de salas de aula, as condições do prédio, os equipamentos disponíveis, livros e a funcionalidade da estrutura de ensino.