Fortalecer a segurança no trabalho tem sido um dos objetivos de centenas de indústrias e empresas. Hoje, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop, a partir das 19h15, haverá palestras gratuitas para apresentar mais soluções sobre o assunto.
O gerente da Agência do INSS de Sinop, Benedito Marcondes da Silva, abre o ciclo com o tema “Previdência Social – Direitos e Deveres”. Às 21h, a professora doutora em saúde mental, pela Universidade de São Paulo, Marcela Martins Furlan de Léo, falará sobre “O trabalhador e sua relação psíquica com o trabalho: prazer e sofrimento”.
O evento é aberto aos profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, empresários, recursos humanos, trabalhadores em geral, estudantes, representantes de entidades públicas, privadas e sociedade em geral.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, em 2011, foram registrados 711 mil casos de acidentes de trabalho, 2.844 morte; 14.811 trabalhadores sofreram incapacidade permanente.
Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem a vida no trabalho. São cinco mil mortes por dia, três vidas por minuto.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho é comemorado em 28 de abril.
(Atualizada às 11:42h)