Depois da polêmica, na semana passada, em que presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, atualizavam um perfil no Facebook, agora aparece na internet o vídeo de um funk gravado no pátio da unidade, enquanto reeducandos jogam futebol. Considerada a unidade prisional de "maior segurança" do Estado e atualmente com mais de dois mil presos, a PCE não dispõe de bloqueadores de sinal de celulares.
No vídeo, postado no YouTube, no final do mês passado, são feitas menções à sigla de uma facção criminosa e a bairros de Cuiabá com alto índice de criminalidade. De acordo com a assessoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejud) desde o conhecimento do vídeo foram tomada todas as providências.
Conforme Só Notícias já informou, um preso, 26 anos, que cumpre pena de 16 anos e quatro meses de prisão nesta unidade, por participação em um homicídio, mas no mês de março vinha atualizando seu perfil no Facebook com frequência e conversando com seus colegas da rede social que estão do lado de fora da penitenciária. Nas imagens postadas em seu perfil, o preso fazia questão de se exibir ao lado de outros colegas de cela, como se estivesse mostrando seu dia a dia dentro da cadeia.
Em algumas fotografias ele aparece fumando um cigarro, em outras jogando videogame com outros presidiários. Nas fotos, ele se exibe nos corredores da unidade, nas celas e também no pátio do presídio. Em algumas, ele ainda faz pose para a fotografia. Após a publicação na imprensa o perfil do presidiário foi desativado do Facebook.
O caso ainda é investigado.