quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nortão: Ibama doa 76 toneladas de arroz plantado em área ilegal

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doou 76 toneladas de arroz plantado em área embargada, no município de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop). De acordo com a assessoria do órgõa, o produto foi entregue a Caritas Diocesana de Sinop, entidade assistencial credenciada a receber este tipo de doação.

A fazenda, com 1967 hectares, havia sido embargada por desmatamento ilegal em 2010. O Ibama, por meio da fiscalização eletrônica (uso de satélites), constatou o descumprimento do embargo. No local, havia plantação de milho e de arroz em 457 hectares da propriedade. A colheita do arroz estava sendo realizada e o plantio de soja já substituía o milho.

Além do descumprimento do embargo, que é uma medida adotada pelo órgão ambiental visando a regeneração da florestal da área, havia muitas embalagens de agrotóxicos espalhadas em meio a lavoura. O arrendatário da área plantada, os proprietários da fazenda e do armazém de Sinop que recebeu os grãos colhidos foram autuados. Três tratores, um caminhão e duas colheitadeiras, além de uma plantadeira e um pulverizador foram apreendidos e retirados da fazenda.

Segundo o Chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama em Mato Grosso, Werikson Trigueiro, toda a cadeia produtiva ilegal será combatida pelo Ibama. "Por meio das tecnologias que temos disponíveis, estamos fazendo o combate ao desmatamento ilegal, ao plantio nessas áreas, ao armazenamento, transporte, compra e venda dos grãos ali colhidos", disse. Trigueiro lembra que quem participa de qualquer fase dessa cadeia será responsabilizado administrativa e criminalmente, além de ter os bens utilizados no ilícito apreendidos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE