Agentes da gerência executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sinop aprenderam dois tratores esteiras e embargaram um silo com grãos, hoje, em uma propriedade em Santa Carmem (30 quilômetros de Sinop). A ação foi uma das atividades desenvolvidas dentro da Operação Onda Verde, que acontece desde início do ano em Mato Grosso, sobretudo na região de Juína e Sinop, além do Pará e também Rondônia. Os grãos teriam sido cultivados em área embargada.
A assessoria do Ibama informou, ao Só Notícias, que desde 2012, as multas relativas a desmatamentos ilegais na área já chegam a R$ 12 milhões. O primeiro embargo aconteceu em 2008, pela derrubada de 1,3 mil hectares, seguido de outro, em 2010, com mais 520 hectares. Em 2012 os embargos acabaram sendo revertidos na justiça. No entanto, o desmatamento de mais 1,5 mil hectares foi constatado este ano.
A operação do instituto em Mato Grosso e nos outros estados deve seguir até final do ano, com diferencial de ser realizada no período chuvoso, na Amazônia Legal. No Estado, há apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal e do Batalhão da Polícia Ambiental do Estado. Agentes do Ibama de todo o país participam em sistema de rodízio com auxiliou também de três helicópteros. Imagens via satélite com altas resoluções permitem o acompanhamento do cumprimento dos embargos ou descobrimento de áreas desmatadas, tornando mais dinâmica a ação em terra.
Entre os principais focos estão o “combate a cadeia rural”, de desmatamento, plantio, transporte, compra e venda de produtos cultivados ilegalmente. Em todas as etapas os envolvidos são passíveis de punições, desde multas a processos administrativos, entra outras.
(Atualizada às 17:12h em 11/04)