O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) instalada, amanhã e sexta-feira, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas varas do trabalho de Alta Floresta e Peixoto do Azevedo. As solenidades de implantação da ferramenta ocorrerão às 15h, em Alta Floresta, e às 08h, em Peixoto de Azevedo.
As duas varas trabalhistas têm sob jurisdição dez municípios, onde residem quase 200 mil pessoas. Elas serão a 33ª e 34ª, de um total de 38 unidades trabalhistas de primeira instância, a operarem através do sistema que põe fim à tramitação em papel. Até 29 de abril, todas as demais estarão integradas também à ferramenta.
A Vara do Trabalho de Alta Floresta foi criada pela Lei 8.432, de 11 de junho de 1992, sendo instalada em 19 de maio de 1993. Além do próprio município sede, outros quatro estão sob a jurisdição da unidade: Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.
A Vara de Peixoto do Azevedo, por sua vez, foi criada pela lei Lei 12.474, de 02 de setembro de 2011, e instalada em 12 de dezembro do mesmo ano. A jurisdição da unidade é sobre os municípios de Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
Já operam através do PJe-JT no estado as unidades de Várzea Grande, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Colíder, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Jaciara, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Mirassol D"Oeste, Cáceres, Alto Araguaia, Confresa, Água Boa, Barra do Garças, Juara e Juína.
Estarão presentes, nas cerimônias, o presidente do TRT mato-grossense, desembargador Tarcísio Valente, o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do processo de implantação do PJe-JT no Estado, Juliano Girardello, os magistrados titulares das varas, respectivamente, de Alta Floresta e Peixoto de Azevedo, Cláudia Servilha e André Simionatto, além de servidores e autoridades locais.