Cuiabá vai sediar, na quinta-feira (11), o I Encontro Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso. O objetivo do evento é discutir aspectos técnicos, éticos e institucionais da administração judiciária e reunirá a Justiça Estadual, do Trabalho e Federal, Conselho Nacional de Justiça e Superior Tribunal de Justiça, Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, Defensoria Pública e entidades de classe.
O encontro ocorrerá no auditório do Tribunal Regional Federal (TRF-1ª), das 9h às 12h, e está sendo promovido pelas instituições que compõem o Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso, coordenado pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Vidal.
O conselheiro do CNJ, Ney Freitas, fará a primeira palestra cujo tema será ‘Os Desafios da Administração Judiciária no Século XXI". Em seguida, o desembargador do TRT – 9ª Região, Marlos Melek, abordar os aspectos técnicos, e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, falará sobre os aspectos éticos. Após todas as palestras será aberto espaço para perguntas do público.
Na programação consta ainda a explanação de magistrados colaboradores dos subcomitês criados nas Comarcas de Cuiabá, Rondonópolis, Diamantino e Rosário Oeste.
Comitê – Criado em abril de 2011, o Comitê Multi-Institucional é formado por instituições e entidades do sistema judicial do Estado e tem como objetivo desenhar um novo modelo de estrutura que prevê a integração entre as organizações, para melhorar as condições dos serviços prestados à sociedade.
Em 2012, o Comitê passou a fazer parte da Rede Nacional de Cooperação Judiciária do CNJ e conta com um diferencial porque além de cumprir a Meta 4 do CNJ, que estabeleceu a formação de um núcleo judicial, congrega também instituições e entidades operadoras do sistema judicial.