O anteprojeto para a reforma e ampliação do aeroporto municipal João Figueiredo deve ser protocolado até o final do mês junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para análise e aprovação. O prazo para a resposta da Anac é de até 90 dias. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Valdir Favareto, a expectativa é de que as obras se iniciem ainda este ano. “Se compararmos com outros aeroportos estamos adiantados”, disse, ao Só Notícias.
“
A previsão é que a obra seja feita por módulos. Possivelmente, a primeira parte será o terminal de passageiros com a instalação de equipamentos de segurança, controle de navegação aérea, expansão da área com oito mil metros quadrados, entre outros. De acordo com o projeto, o desembarque de passageiros será desmembrado. O pátio para voos comerciais é de 45 mil metros e para voos executivos 21 mil metros.
Em seguida, será feita a ampliação da pista, que atualmente tem 1,6 mil metros e pode chegar a três mil metros até o final da obra. O terminal de cargas está previsto para o terceiro módulo. A estrutura é de quatro mil metros e comporta três aeronaves simultaneamente, além de duas em espera.
A ampliação é de cerca de 3,3 quilômetros quadrados. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 180 milhões. “Já lançamos as cotações de preços para licitação”.
Segundo o secretário, a ampliação do aeroporto a longo prazo pode mudar a situação da região. No entanto, trata-se também de um conjunto de logística que deve ser melhorado “como a duplicação da rodovia”. “O aeroporto a curto prazo também vai melhorar o serviço prestado aos usuários”.
Atualmente, a média é 12 mil embarques por mês no aeroporto de Sinop. No ano passado, foram cerca 120 mil embarques e desembarques.
O projeto, conforme Só Notícias já informou, integra o Programa de Investimento em Logística de Aeroportos, lançado pelo governo federal em dezembro do ano passado. Para Mato Grosso, serão destinados R$ 331 milhões para 13 aeroportos.
No início de março, o consultor de reestruturação e administração de aeroportos, comandante Hammer, esteve em Sinop para realizar a consultoria técnica visando a projeção do aeroporto.
Na ocasião, Favareto apontou que a ideia é projetar o aeroporto municipal para os próximos 20 anos, em ações modulares, que possam ser realizadas sem comprometer o funcionamento e que visam ampliar as instalações, possibilitando o recebimento de grandes aeronaves nacionais e internacionais, além da construção de pista específica para carga e descarga.