A Secretaria de Saúde de Nova Mutum realizada no sábado (6), das 8h às 18h, no Posto de Saúde da Família (PSF) Primaveras, campanha de coleta de sangue. O objetivo é aumentar o estoque do Hemocentro de Cuiabá, que está em baixa. "A demanda por sangue no município é grande. Através destas campanhas conseguimos abastecer as unidades de Sorriso e Cuiabá, que nos fornecem as bolsas quando necessário", afirma a coordenadora Marinês Uhde.
A maior demanda são para casos de urgência e emergência, acidentes automobilísticos e cirurgias de média e alta complexidade. Nova Mutum não possui unidade de coleta e transfusão e, por isso, é preciso utilizar recursos do polo, que fica em Sorriso.
Uma equipe do Hemocentro de Cuiabá estará no município e será auxiliada pela Secretaria Municipal de Saúde. "Esperamos contar mais uma vez com a população, que sempre se prontificou a doar sangue. Todas as tipagens são necessárias e de grande uso na região. A doação de sangue é um ato de amor em função do próximo".
No ano passado, durante a última campanha, foram coletadas 158 bolsas de sangue de 400 a 450 ml.