Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal fecharam dois garimpos ilegais na região Pontes e Lacerda, nas proximidades da fronteira com a Bolívia. Foram apreendidos equipamentos avaliados em R$ 1,7 milhão e de aplicadas multas que totalizam R$ 732 mil.
A assessoria do Ibama apontou que foram apreendidos três caminhões, quatro pás carregadeiras, uma retroescavadeira, diversos geradores, motores estacionários, motores elétricos com moinhos e outros equipamentos utilizados na degradação ambiental. Os fiscais do Ibama constataram o descumprimento de embargo de um garimpo, que já havia sido autuado em agosto de 2012, e que estava com suas atividades embargadas. Novos autos de infração para os responsáveis foram lavrados.
Os bens apreendidos foram retirados dos autuados e depositados junto às prefeituras de Pontes e Lacerda e de Conquista D`Oeste. A ação faz parte da Operação Jungle II, que iniciou no dia 12 deste mês pelo Ibama, em Mato Grosso.