A 3ª Expedição Interoceânica, que será lançada nesta sexta-feira, às 14h30 no Sesc Arsenal, com a apresentação do roteiro da interligação terrestre entre os oceanos Atlântico e Pacífico através do Brasil e Peru. A secretária de Estado de Turismo Teté Bezerra, explicou que a expedição visa promover a integração política, cultural, econômica e especialmente a turística entre os países. "Esse é um produto sul-americano que promove o desenvolvimento do turismo na região amazônica brasileira, articulando ações de estruturação, qualificação, governança e, especialmente, ações de mercado de promoção do Brasil e de Mato Grosso nos países vizinhos. A Rota Internacional percorrida na expedição (Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico) já vem contribuindo efetivamente para o aumento do interesse dos países vizinhos com Mato Grosso, Acre e Rondônia", disse Teté Bezerra.
A secretária de Turismo e Lazer do Acre, Ilmara Rodrigues, destaca a importância do apoio da Embratur na consolidação de novo produto turístico. "Durante a 2º Expedição Interoceânica, a Embratur teve um papel importante na divulgação. As duas primeiras edições do evento foi um sucesso e teve uma grande repercussão". Realizada em 2012, a 2º Expedição Interoceânica, teve a participação de 54 viajantes, distribuídos em 30 motos e seis carros.
A largada da Expedição 2013 acontece em Cuiabá dia 26 de junho. Serão percorridas as BRs 364 e 317 no Brasil, ingressando no Peru via Acre. A expedição vai cruzar o Equador, com visita à Guayaquil e Quito, e Colômbia, passa por Cali e Bogotá. Depois segue pela Venezuela e sua capital Caracas, passando por Ciudad Guayana e Santa Helena de Uairén. Regressando ao Brasil, pelo extremo norte, em Roraima, pernoitando em Boa Vista/RR, e seguindo via BR 174 pelo Amazonas até Manaus. As chegadas oficiais acontecerão em Porto Velho/RO no dia 24 de julho e no dia seguinte (25), em Rio Branco/AC.