PUBLICIDADE

Brasileiros acreditam que fumaça branca anunciando novo papa não tardará

PUBLICIDADE

Uma multidão de fiéis acompanhou com atenção o primeiro dia de Conclave até que a fumaça negra indicou que o mundo católico terá de esperar por pelo menos mais um dia para ter um novo papa. A falta de consenso no primeiro dia já era esperada, mas a expectiva do Vaticano, compartilhada por brasileiros presentes na Praça São Pedro, é que a fumaça branca não tarde.

O Terra conversava com Frei Bruno Alexandre Scapolan justamente no momento em que a fumaça negra saiu da chaminé da Capela Sistina. "Eu acreditava que não sairia logo nesta primeira", disse. A fumaça preta, expelida no final da noite, confirmou as expectativas, e, a partir desta quarta, os cardeais iniciam a rotina de quatro votações diárias.

"Olha, eu não estava esperando a (fumaça) branca hoje, mas amanhã, meio-dia, eu vou estar numa grande torcida, acho que é amanhã", contou, animada, Patrícia Zanardi, do Rio de Janeiro. "(Fiquei) Um pouquinho triste, eu achei que (a fumaça) seria branca, mas seja feito como Deus quiser, amanhã esperaremos novamente pela branca", disse Kátia Zanardi.

O anúncio da renúncia de Bento XVI – quarto da história católica a fazê-lo – levou muitos fiéis a viajar ao Vaticano especialmente para acompanhar o Conclave. "No dia em que a gente soube da renúncia, eu, conversando com minha esposa, falei: a gente precisa ir no Conclave. A gente não vai perder esse Conclave", conta Danilo Martins, de Brasília. "A gente tem passagem de volta, mas, se não der até o dia, liga pra TAP e muda isso aí".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE