PUBLICIDADE

Pescadores protestam contra nova lei da pesca em MT

PUBLICIDADE

Integrantes da Federação dos Pescadores Profissionais de Mato Grosso prostestaram, hoje, em frente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá, contra a nova Lei da pesca que já está em vigor. Para o presidente da entidade, Lindemberg Gomes Lima das mudanças inviabilizam a atividade e prejudicam especialmente os municípios e empresas que dependem da pesca. “Inviabiliza a pesca amadora também e o pequeno setor de turismo. Prejudica tanto a economia dos municípios quanto o comércio que trabalha com a venda de apetrechos”, argumentou.

Os pescadores criaram uma comissão e irão apresentar suas revindicações para os deputados que devem avaliar as solicitações. Entre as principais mudanças da lei, está a de que ao pescador profissional fica permitido capturar semanalmente 125 quilos de peixes (antes: a permissão era para 100 quilos); fica proibida a captura de peixes nativos para fins ornamentais, de aquariolifia e isca viva durante a piracema.

Ao portador da carteira de pescador amador ficou permitida a captura e transporte de até cinco quilos e um exemplar de peixes (antes: permitia-se apenas a modalidade pesque e solte e cota zero para transporte).

Ficou proibido a pesca do dourado somente na Bacia do Paraguai e da piraíba somente nas Bacias Amazônica, Araguaia/Tocantins.

Estabelecer a medida máxima e mínima de três espécies de peixes (o pintado, o pacú e o cachara) — somente Bacia do Paraguai – é outra novidade da lei. O cachara poderá ser capturado se estiver entre as medidas 83 cm e 112 cm; o pacu se estiver entre as medidas 46 cm e 57 cm; já o pintado só pode ser pescado se estiver entre 90 cm e 115 cm. Às demais espécies o limite da medida é apenas mínima.

Não foi revogada a proibição do uso de anzol de galho. Ou seja, esta prática continua proibida em Mato Grosso.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE