A Assembleia Legislativa aprovou o pedido de audiência pública requerido pelo deputado Ademir Brunetto (PT), para debater o impacto do uso de agrotóxicos na vida das mulheres e no meio ambiente. O evento fará parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e será realizada dia 6 de março, às 14 horas, no Auditório Milton Figueiredo.
A reunião debaterá os riscos e malefícios à saúde humana causados pelo uso e consumo de agrotóxicos e o incentivo às tecnologias alternativas de produção agrícola.
Também será debatido durante o evento, o descarte das embalagens de agrotóxico que às vezes não é coletada, e em muitos casos voltam a ser reutilizadas na própria lavoura ou em uso doméstico, em currais e até para armazenar alimentos.
Para Brunetto, embora ainda não exista uma discussão nesse sentido, será necessário ampliar os estudos na área da agroecologia. “É possível que o trabalhador tenha melhores condições de vida e obtenha uma produção de qualidade”, afirmou o parlamentar.
A audiência contará com a participação de professores, secretários de estado, médicos, membros do Comitê Estadual Contra o uso de Agrotóxico e pela Vida e MST.