segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Conselho cassa registro de médico que vendia atestados em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) cassou o registro profissional do médico Ubiratan de Magalhães Barbalho. A decisão foi confirmada em julgamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), ocorrido este mês.

O médico foi condenado por receitar medicamentos sem indicações clínicas; fornecer e vender atestados médicos falsos para favorecer indivíduos em investigação policial por possível prática de crime e/ou delitos; e exagerar o grau das patologias e/ou os períodos de licença médica.

De acordo com a assessoria do conselho, ao executar essas ações, Ubiratan feriu gravemente seis artigos do Código de Ética Médica, que são: art. 14. Praticar ou indicar atos médicos desnecessários ou proibidos pela legislação vigente no país; art. 30. Usar da profissão para corromper costumes, cometer ou favorecer crime; art. 35. Exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, complicar a terapêutica ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos; art. 58. O exercício mercantilista da Medicina; art. 80. Expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade; art. 81. Atestar como forma de obter vantagens.

Conforme Só Notícias já informou, em outubro de 2010, ele foi flagrado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) vendendo atestado médico falso a servidores públicos. O Ministério Público Estadual (MPE) propôs ação civil contra o médico no ano passado. Consta na ação, que o psiquiatra cobrava o valor de R$ 50 por cada atestado concedido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE