Reuniões entre a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) têm minimizado os impactos das obras da Copa em vários segmentos do comércio de Cuiabá e Várzea Grande. Realizadas todas as segundas-feiras desde dezembro do ano passado, nelas são apresentadas cronogramas de interdições e previsões de rotas de desvio, que posteriormente podem ser adequadas, conforme sugestão dos empresários.
Nesta segunda-feira (25), começaram as discussões a cerca das interdições em toda extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As intervenções nos trechos por onde os trilhos do VLT passarão atingirão um grande número de comércios e é uma das maiores preocupações do setor. A data de início dos trabalhos ainda não foi formalmente definida, mas conforme previsão da Secopa, os trechos devem ser liberados em março de 2014, quando o modal de transporte for entregue à população.
Na reunião desta segunda-feira também foram discutidas mudanças em rotas de acesso ao shopping localizado na Avenida do CPA e à Assembleia Legislativa (AL-MT), além de instalação de semáforo na Avenida Arquimedes Pereira Lima, na entrada do bairro Parque Ohara, entre outras.
As sugestões serão avaliadas por equipe técnica da Secopa, que já aprovou mudanças sugeridas por comerciantes instalados próximos ao Complexo Viário do Tijucal, da Trincheira da Jurumirim e da Avenida da Feb. O caso do Complexo Viário do Tijucal é o mais recente. O replanejamento das rotas de desvio possibilitou que mais pontos de acesso à região fossem disponibilizados.
Segundo o diretor da CDL, Nelson Soares, o diálogo entre as instituições antecipa o planejamento do empresariado, que pode se programar melhor e até mesmo intervir para que os prejuízos por causa dos bloqueios sejam menores. "Estamos lutando para que o acesso ao comércio seja mantido de alguma forma, seja por meio de bloqueios parciais ou criação de vias exclusivas" diz ele.
Nelson ressalta ainda que, embora o setor esteja sofrendo com as interdições, o comércio de Cuiabá e Várzea Grande ganhará sua recompensa. "Com a construção de novas vias, o acesso as lojas será facilitado. Além disso, cobraremos da Prefeitura a realização de obras complementares como instalação de banheiros públicos, urbanização dos calçadões, volta do sistema de estacionamento rotativo e mais segurança nas ruas", revela.
O diretor destaca ainda que com a expansão das duas cidades, novos centros comerciais estão se formando e também precisarão da atenção do governo municipal. As regiões do CPA, do Tijucal e o entorno do aeroporto Marechal Rondon são alguns exemplos citados por ele.
As reuniões são realizadas com a presença do secretário Maurício Guimarães, equipe técnica da Secopa e representantes da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Consórcio VLT.