segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: justiça trabalhista deixa de receber ações em papel a partir de 4ª

PUBLICIDADE

Os trabalhadores de Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte que ingressarem com ação na Vara do Trabalho de Sorriso não mais precisarão se deslocar até o município para realizar o protocolo de suas ações ou para acompanhar o andamento dos processos. Com a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na unidade, as atividades poderão ser realizadas via internet.

A cerimônia de instalação do sistema, ocorrerá na quarta-feira (27), às 15h, na sede da Vara do Trabalho. A solenidade contará com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), desembargador Tarcísio Valente, dos juízes do trabalho do município, Marta Alice Velho e Átila Da Rold Roesler, além de autoridades locais, servidores e da população em geral.

Sorriso abre o calendário de instalação do sistema em 2013, sendo a primeira cidade mato-grossense a receber o PJe-JT neste ano. Na quinta-feira (28), a ferramenta chega também aos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Em 2012, o TRT-MT instalou o sistema em 20 varas do trabalho no estado. A primeira a receber foi a de Várzea Grande, no dia 08 de fevereiro, e a última a de Jaciara, no dia 14 de dezembro.

O cronograma do Tribunal do Trabalho mato-grossense prevê que o sistema esteja instalado nas demais unidades existentes no estado até abril de 2013, alcançando, assim, o percentual de 100%. Além das varas, a ferramenta também já está em operação no Tribunal desde maio de 2012.

Com a instalação do PJe-JT na Vara do Trabalho de Sorriso, cerca de 90 mil habitantes serão beneficiados direta ou indiretamente. Eles são moradores dos três municípios que estão sob a jurisdição da unidade judiciária (Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã).

A presença física tanto de quem reclama quanto de quem é reclamado passa a ser obrigatória, com o PJe-JT, apenas nas audiências iniciais e de instrução. Todos os demais passos poderão ser acompanhados pela internet. Além disso, as audiências ficarão informatizadas e uma equipe de técnicos auxiliará no uso da nova tecnologia.

PJe-JT
O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho é um sistema nacional, concebido para unificar todas as instâncias da Justiça do Trabalho e, futuramente, estará conectado a outros segmentos do Poder Judiciário, conforme padrão adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Trata-se de um sistema único, que permite a execução de todos os atos processuais pela internet.

A implementação do PJe-JT traz uma série de benefícios que tornam a Justiça do Trabalho mais célere e eficiente, com a diminuição do tempo de tramitação dos processos, uma vez que várias etapas burocráticas passam a ser automatizadas. Além disso, merece destaque também a grande redução no consumo de papel, que passa a não ser mais necessário diante da tramitação eletrônica.

O PJe-JT será utilizado apenas para novas ações trabalhistas que forem ajuizadas nas Varas do Trabalho do município a partir desta quarta-feira. Processos antigos, em papel, permanecerão da mesma forma até serem concluídos. No PJe-JT, os advogados necessitarão da certificação digital para atuar. Tal característica garante a integridade e confiabilidade do sistema.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE