O governador Silval Barbosa (PMDB) oficializou, hoje, a troca de comando do escritório regional do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) de Alta Floresta. O fiscal estadual de defesa agropecuária e floresta, Marcos Catão Dornelas Vilaça, assume o posto de gerente no lugar de Anselmo Losse, que ocupava o cargo desde julho de 2010. O motivo da mudança não foi divulgado.
O Indea é uma autarquia estadual, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), com autonomia técnica, administrativa e financeira, que tem como objetivos formais a execução das atividades de vigilância e defesa sanitária animal e vegetal, atuante em todo Estado. As atividades do escritório regional, de Alta Floresta, por exemplo, também abrangem os municípios de Paranaíta, Nova Monte Verde, Apiacás, Nova Bandeirantes e Carlinda.
Entre outras atividades atribuída ao órgão, também está a inspeção, fiscalização, padronização e a classificação dos produtos e subprodutos de origem vegetal; inspeção e a fiscalização dos produtos e subprodutos de origem animal; identificação e cubagem de madeira e outras atividades afins delegadas.