O ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Manuel Messias, participam, nesta quinta-feira (31), da posse da comissão de trabalhadores para representação sindical no canteiro de obras na Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, próximo a Paranaíta. Também estarão presentes representantes de entidades como Fenatracop, Sinicon, Sintrapav e Sintecomp MT.
De acordo com a assessoria, a iniciativa faz parte do termo de compromisso ao Acordo Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção para a obra da UHE Teles Pires e tem como objetivo fortalecer o diálogo e aprimorar a interlocução com os trabalhadores. O canteiro da UHE Teles Pires possui cerca de 4 mil trabalhadores.
A empresa responsável pela obra desenvolve o Programa Acreditar, que capacita e promove a inclusão da população local no mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região. Na cidade de Paranaíta, vizinha da obra da UHE Teles Pires, o programa tem mais de 4 mil inscritos, sendo que 2 mil já foram qualificados nas funções de pedreiro, armador, carpinteiro, soldador, eletricista, motorista de caminhão basculante, operadores de equipamentos (motoniveladora, escavadeira hidráulica, tratores esteira e retroescavadeira) e sinaleiro.
No rio Teles Pires, localizado na divisa dos estados Mato Grosso e Pará, a usina possui 1.820 MW de capacidade e investimento total de, aproximadamente, R$ 4 bilhões.